Manual Sistema LogConsig

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Sumário

 

1.      Apresentação.. 1

2.      LOGCONSIG Requerimentos. 1

3.      LOGCONSIG – Endereço para acesso a internet. 1

4.      Validação de Usuário. 1

5.      Selecionando o Órgão para acesso.. 1

6.      Tela inicial sistema LOGCONSIG.. 1

7.      Cadastro e gerenciamento de correspondentes. 1

7.1.       Cadastrar novo correspondente. 1

7.2.       Acessando a listagem de usuários do correspondente. 1

7.3.       Editando um correspondente. 1

7.4.       Bloqueando e desbloqueando correspondentes. 1

8.      Cadastro e gerenciamento de perfis. 1

8.1.       Cadastrando um novo perfil 1

8.2.       Acessando a listagem dos usuários com determinado perfil 1

8.3.       Editando um perfil 1

8.4.       Excluindo um perfil 1

9.      Cadastro e gerenciamento de usuários. 1

9.1.       Cadastrando um novo usuário.. 1

9.2.       Gerenciando acesso dos usuários aos órgãos. 1

9.3.       Editando um usuário.. 1

9.4.       Reiniciando a senha de um usuário.. 1

9.5.       Bloquear/Desbloquear usuário no sistema. 1

9.6.       Excluindo um usuário do sistema. 1

10.        Realizando uma Alteração de contrato.. 1

11.        Realizando um refinanciamento de contrato.. 1

12.        Confirmar refinanciamento de contrato.. 1

13.        Cancelar refinanciamento de contrato.. 1

14.        Intencionando um contrato para Portar a divida. 1

5.1.       Acessando a página de Portabilidade. 1

5.2.       Pesquisando uma dívida (contrato). 1

5.3.       Portando e confirmando a portabilidade. 1

5.4.       Efetuando a Portabilidade e agregando margem. 1

5.5.       Visualizando a portabilidade. 1

5.6.       Confirmando a Portabilidade. 1

5.7.       Deferindo a Portabilidade. 1

5.8.       Confirmando a margem Residual. 1

5.9.       Efetuando a portabilidade sem agregar a margem... 1

5.10.         Efetuando o refinanciamento do contrato. 1

5.11.         Confirmando e finalizando o refinanciamento. 1

15.        Consultando margem consignável do servidor. 1

16.        Reservando a margem consignável do servidor. 1

17.        Confirmando uma reserva de margem... 1

18.        Cancelando uma reserva de margem... 1

19.        Pendências para reservas de margens e Bloqueio da Consignatária. 1

20.        Suspender consignações. 1

21.        Reativar Consignações. 1

22.        Cancelar Consignação. 1

23.        Ajuda On-Line. 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


1.  Apresentação

 

 

 

Esse documento tem a finalidade de explicar como gerenciar o acesso dos usuários da consignatária aos órgãos. Primeiramente, o administrador da consignatária deverá cadastrar um correspondente. Em seguida, ele deverá cadastrar um perfil (que indicam os quais módulos do sistema o usuário que tiver o perfil poderá acessar). Por fim, o administrador cadastra um usuário e escolher um correspondente para ele (ou indica se ele será um administrador). Um perfil e um correspondente podem ser usados para vários usuários ao mesmo tempo. Os tópicos abaixo explicarão melhor este e outros pontos.

 

 

2.  LOGCONSIG Requerimentos

 

O sistema LOGCONSIG é compatível com os seguintes navegadores:

 

 

 

v Internet Explorer 7.0 ou superior.

 

v Mozila Firefox

 

v Safari

 

v Google Chrome

 

                       

                       

3.  LOGCONSIG – Endereço para acesso a internet

 

 

             Endereço na internet para acesso ao sistema:

 

 

                         https://saec.consiglog.com.br/Login.aspx

 

 

4.  Validação de Usuário.

 

 

 

 

  Para acessar o sistema LOGCONSIG o usuário deverá digitar seu Login e senha de uso pessoal e intransferível.

Figura 1 – Tela de Validação de Usuário

 

 

5.  Selecionando o Órgão para acesso

 

                    Após acessar o sistema selecione o ícone  através do botão “AÇÃO” o órgão que deseja realizar operação.

           

Figura 2 – Tela para Selecionar o Órgão.

 

 

 

 

 

 

 

6.  Tela inicial sistema LOGCONSIG

 

 

Figura 3 – Tela Inicial LOGCONSIG

 

 

 

 

 

7.  Cadastro e gerenciamento de correspondentes

 

 

 

Para acessar as páginas de gerenciamento de correspondentes, com um perfil de administrador vá até a guia “MANUTENÇÃO” no menu superior e clique em “CORRESPONDENTES”, como mostra a Fig. 4.

 

                                                                                                                                    Fig. 4

A próxima tela exibe a listagem dos correspondentes por você cadastrados. Utilize o campo de pesquisa para procurar dentro da listagem dos correspondentes já cadastrados.

 

                                                                                                                                    Fig. 5

 

 

7.1.           Cadastrar novo correspondente

 

 

 

Para cadastrar um novo correspondente, faça como na Fig. 6: Na tela que lista todos os correspondentes, clique no botão “NOVO”.

 

                                                                                                                                    Fig. 6

 

 

Na tela seguinte, como mostrado Fig. 7, preencha os campos com informações do correspondente que está sendo cadastrado. Atenção, pois existe uma validação de dados de CNPJ e CEP, sendo assim ambos precisam ser corretamente preenchidos. Clique em “SALVAR” para cadastrar o correspondente.

                                                                                                                                    Fig. 7

 

 

7.2.           Acessando a listagem de usuários do correspondente

 

 

 

Conforme a Fig. 8, clique no ícone  da coluna “USUARIOS” para acessar a listagem dos usuários pertencentes àquele correspondente. Essa ação te levará ao módulo de gerenciamento de usuários (mostrando apenas os usuários do correspondente selecionado), como mostra o tópico 9 deste artigo.

 

                                                                                                                                    Fig. 8

7.3.           Editando um correspondente

 

 

 

Para acessar a tela de edição das informações de cada correspondente, clique no ícone  da coluna “EDITAR”, conforme Fig. 9.

 

                                                                                                                                    Fig. 9

 

Na tela seguinte, como na Fig. 10, é possível editar os campos anteriormente preenchidos durante o cadastro de um determinado correspondente. Clique em “SALVAR” para salvar as alterações feitas.

 

                                                                                                                                    Fig. 10

7.4.           Bloqueando e desbloqueando correspondentes

 

 

 

Como na imagem abaixo, a tela seguinte permiti que você faça o bloqueio ou desbloqueio do correspondente no órgão. A coluna “SITUAÇÃO” mostra o estado atual do correspondente no sistema (bloqueado ou  desbloqueado), o ícone  da coluna “AÇÃO” permite que você altere essa situação.

 

                                                                                                                                    Fig. 11

 

 

8.  Cadastro e gerenciamento de perfis

 

 

 

No LOGCONSIG, os perfis representam os tipos de acesso que um determinado usuário (cadastrado com esse perfil) poderá fazer no sistema. Por exemplo, se em um perfil “X” você seleciona os módulos “Consultar Margem” e “Reservar Margem” e em seguida cadastra um usuário e vincula esse perfil “X”, ao usuário, esse usuário somente poderá consultar e reservar as margens dos servidores.

 

Para acessar as páginas de gerenciamento de perfil, com um perfil de administrador vá até a guia “MANUTENÇÃO” no menu superior e clique em “PERFIL”, como mostra a Fig. 12.

 

                                                                                                                                    Fig. 12

A próxima tela exibe a listagem dos perfis por você cadastrados. Utilize o campo de pesquisa para procurar dentro da listagem dos perfis já cadastrados.

 

                                                                                                                                    Fig. 13

 

 

 

8.1.           Cadastrando um novo perfil

 

 

 

Para acessar a página de cadastro de novo perfil, faça como na Fig. 14: clique no botão “NOVO”.

 

                                                                                                                                    Fig. 14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na tela seguinte, primeiramente escolha o nome do perfil, em seguida selecione os módulos do sistema os quais os usuários (cadastrados posteriormente com este perfil) poderão acessar. Em seguida clique em “SALVAR” e o perfil será criado com sucesso.

                                                                                                                                    Fig. 15

8.2.           Acessando a listagem dos usuários com determinado perfil

 

 

 

Conforme Fig. 16, clique no ícone  da coluna “USUARIOS” para acessar a listagem dos usuários cadastrados com o perfil indicado. Essa ação te levará ao módulo de gerenciamento de usuários (mas somente com os usuários com o perfil selecionado), como mostra o tópico 9 deste artigo.

 

                                                                                                                                    Fig. 16

 

8.3.           Editando um perfil

 

 

Para acessar a tela de edição das informações de cada perfil, clique no ícone  da coluna “EDITAR”,

 

                                                                                                                                    Fig. 17

A tela seguinte, como mostra a Fig. 18, trará marcados os módulos do sistema que já pertencem àquele perfil selecionado anteriormente. Selecione os itens que deseja alterar e clique em “SALVAR”.

 

                                                                                                                                    Fig. 18

 

 

8.4.           Excluindo um perfil

 

 

 

A imagem a seguir mostra como excluir um perfil. Para tal, basta clicar no ícone  na coluna “EXCLUIR” relacionado ao perfil que deseja apagar.

 

                                                                                                                                    Fig. 19

 

 

 

9.  Cadastro e gerenciamento de usuários

 

 

 

Para que um usuário tenha pleno acesso ao sistema, é necessário que: ele esteja ligado a um correspondente; ele possua um perfil de acesso; ele esteja ligado a um ou mais órgãos (aos quais ele terá acesso); e que ele possua uma senha de acesso (a primeira senha será gerada conforme o tópico 9.1). Somente dessa maneira o usuário terá pleno acesso ao sistema. Quando fizer o primeiro login, o sistema obrigará o usuário a registrar uma senha, que ele poderá escolher.

 

Para acessar a página de gerenciamento de usuários, com um perfil de administrador vá até a guia “MANUTENÇÃO” no menu superior e clique em “USUARIOS”, como mostra a Fig. 20.

 

 

                                                                                                                                    Fig. 20

 

 

 

 

 

 

 

 

A próxima tela exibe a listagem dos usuários por você cadastrados. Utilize o campo de pesquisa para procurar dentro da listagem dos usuários já cadastrados.

 

                                                                                                                                    Fig. 21

 

 

 

 

9.1.   Cadastrando um novo usuário

 

 

 

Para acessar a página de cadastro de novo usuário, faça como na Fig. 22: clique no botão “NOVO”.

 

                                                                                                                                    Fig. 22

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em seguida, como na Fig. 23, preencha os campos de acordo com os dados do usuário. O campo “LOGIN” será o nome utilizado pelo usuário para entrar no LOGCONSIG. Abra a lista de correspondentes no campo “CORRESPONDENTE” e escolha um dos correspondentes ao qual o usuário pertence (o tópico 7.1 desse artigo mostra como cadastrar correspondentes).

 

Pra finalizar, clique em “SALVAR”, e o usuário estará criado.

 

                                                                                                                                    Fig. 23

 

 

9.2.   Gerenciando acesso dos usuários aos órgãos

 

 

 

Para acessar a página de gerenciamento de acesso dos usuários ao órgão, faça como na Fig. 24. Clique no ícone  da coluna “CONVÊNIOS” relacionado ao usuário que deseja gerenciar o acesso.

 

                                                                                                                                                               Fig. 24

 

 

As imagens abaixo divide a próxima tela em 5 passos. Como mostra na Fig. 25, clique sobre “RELACIONAR USUÁRIO COM CONVÊNIO” da coluna “MEMBRO” para abrir uma relação entre o usuário e um determinado órgão. Em seguida, como na Fig. 26 e Fig. 27, clique sobre o ícone “CLIQUE PARA SELECIONAR UM PERFIL” da coluna “PERFIL” para abrir a listagem dos perfis (os que você já deve ter cadastrado, como mostra o tópico 8 deste documento). Como na Fig. 28 você deve escolher um dos perfis da lista e depois clicar no ícone  para confirmar a seleção. O passo 5 (opcional) permite que o usuário seja bloqueado ou desbloqueado no sistema, através do ícone  da coluna “BLOQUEIO”. Depois que tiver feito como dito, o usuário estará ligado ao órgão, com um correspondente e um perfil ligados a ele.

 

As informações modificadas aqui nesta página podem ser editadas quando for necessário.

 

1º Passo:

                                                                                                                                    Fig. 25

2º Passo:

                                                                                                                                    Fig. 26

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Passo:

                                                                                                                                    Fig. 27

4º Passo:

                                                                                                                                    Fig. 28

5º Passo:

                                                                                                                                    Fig. 29

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9.3.           Editando um usuário

 

 

Para acessar a página de edição dos dados dos usuários, clique no ícone  na coluna “EDITAR”, como mostra a Fig. 30.

 

                                                                                                                                    Fig. 30

 

 

 

Na tela seguinte, edite os campos que desejar. Alguns campos não podem ser alterados. Ao final do processo, clique em “SALVAR” para gravar as informações alteradas.

 

                                                                                                                                    Fig. 31

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9.4.           Reiniciando a senha de um usuário

 

 

 

Esse passo é necessário quando o usuário tiver esquecido sua senha e quiser reiniciá-la.

 

Clique no ícone  da coluna “REINICIAR SENHA” para reiniciar a senha de um usuário.

 

                                                                                                                                    Fig. 32

 

 

A tela que irá surgir (mostrando um exemplo na Fig. 34), informará a nova senha do usuário. Informe essa senha para o usuário para que ele possa fazer login no LOGCONSIG.

 

                                                                                    Fig. 33

 

                                                                                                Fig. 34

9.5.           Bloquear/Desbloquear usuário no sistema

 

 

 

Para bloquear o acesso de um determinado usuário ao sistema, clique sobre o ícone  na coluna “    AÇÃO”, como mostra a Fig. 35. A coluna “SITUAÇÃO” mostrará a atual situação de acesso do usuário ao sistema: se ele está bloqueado ou não.

 

                                                                                                                                    Fig. 35

 

 

 

9.6.           Excluindo um usuário do sistema

 

 

Para excluir um usuário do sistema, clique sobre o ícone  da coluna “EXCLUIR”, conforme a imagem abaixo.

 

                                                                                                                                    Fig. 36

 

 

 

Atenção: Ao excluir um usuário estará excluindo também todo histórico desse usuário:

 

 

10.     Realizando uma Alteração de contrato

 

 

 

Para acessar a tela de alteração, (depois de ter escolhido o órgão na tela inicial), vá até a guia “OPERACIONAL” e clique em “ALTERAR CONTRATO”, como mostra a Fig. 4.

 

Fig. 4

Na próxima tela, preencha os campos necessários para pesquisar o contrato que gostaria de alterar, em seguida, clique em “PESQUISAR”.

 

                                                                                               Fig. 5

 

 

Na tela seguinte, clique sobre o ícone  da coluna “SELECIONAR” para escolher o contrato que deverá ser alterado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fig. 6

 

 


Na tela seguinte Fig. 7, a tela lhe trará os detalhes do contrato que você selecionou para alterar. Em uma alteração de contrato no LOGCONSIG, você poderá alterar o valor das parcelas do contrato e o valor liberado para o servidor. Ambos os valores só podem ser inferiores ou iguais aos valores do contrato original. Caso contrário, a tela apresentará um erro e a renegociação não será efetuada.

 

                                                                                                                                    Fig. 7

 

 

 

 

 

 

 

 

11.     Realizando um refinanciamento de contrato

 

 

                   Para acessar a tela de refinanciamento, (depois de ter escolhido o órgão na tela inicial), vá até a guia “OPERACIONAL” e clique em “REFINANCIAR CONTRATO”, como mostra a Fig. 13.

 

 

                                                                                                                                    Fig. 13

 

Na tela seguinte, preencha os campos para encontrar o contrato que deseja refinanciar, como na Fig. 14 e selecione “PESQUISAR”.

 

                                                                                                                                    Fig. 14

 

Na próxima tela, como na Fig. 15, selecione o ícone  na coluna “AÇÃO” o contrato para confirmar a alteração.

 

                                                                                                                                    Fig. 15

 

 

Como na Fig. 16, preencha os campos embaixo para compor o contrato refinanciado. Os campos de cima são as informações do contrato original. Depois de concluído, clique em “CONFIRMAR” para receber uma nova ADE referente ao contrato refinanciado.

 

                                                                                                                                    Fig. 16

 

Ao confirmar será apresentada uma pequena tela conforme Fig. 17 com um novo número de ADE.

 

                                                                                                Fig. 17

12.     Confirmar refinanciamento de contrato

 

 

 

Depois que fizer o que está listado no tópico anterior, em posse da nova ADE, você deve confirmar o refinanciamento que fez. Para isso, na tela inicial, vá até a guia “OPERACIONAL” e clique na opção “CONFIRMAR REFINANCIAMENTO”, como a Fig. 18.

 

                                                                                                                                    Fig. 18

 

 

Como na Fig. 19, digite as informações necessárias para pesquisar o contrato que gostaria de confirmar o refinanciamento:

 

                                                                                          Fig. 19

Depois que realizar a pesquisa com sucesso, clique sobre o ícone  da coluna “AÇÃO”, como na Fig. 20, para acessar a página do contrato que necessita da confirmação do refinanciamento. Depois que confirmar, o contrato estará efetivamente refinanciado e deferido.

 

                                                                                                                                      Fig. 20

 

 

 

13.     Cancelar refinanciamento de contrato

 

 

 

Depois que fizer o que está listado no tópico 8 deste documento, em posse da nova ADE, você pode cancelar o refinanciamento que fez (portanto que ele ainda não esteja confirmado, como é feito no tópico 8.(a) deste documento). Para isso, na tela inicial, vá até a guia “OPERACIONAL” e clique na opção “CANCELAR REFINANCIAMENTO”, como mostra a Fig. 21.

 

                                                                                                                                    Fig. 21

 

 

 

 

 

Como na Fig. 22, digite as informações necessárias para pesquisar o contrato que gostaria de cancelar o refinanciamento:

 

                                                                                                Fig. 22

 

 

 

A Fig. 23 mostra como efetuar o cancelamento das propostas de refinanciamento. Selecione o refinanciamento através do ícone  e em seguida clique em “CONFIRMAR” para efetuar o cancelamento.

 

 

                                                                                                                                    Fig. 23

 

                                                                                                Fig. 24

 

 

 

Atenção: Os refinanciamentos só podem ser cancelados quando ainda não tiverem sido confirmados.

 

 

 

 

14.     Intencionando um contrato para Portar a divida

 

 

5.1.       Acessando a página de Portabilidade

 

 

 

Para acessar a página de portabilidade. Selecione o órgão que possui a dívida que você deseja portar. Em seguida, vá até a guia “OPERACIONAL”, escolha “PORTABILIDADE”, como mostra a Fig. 4.

 

 

                         

                                                                                                                                    Fig. 4

 

 

5.2.       Pesquisando uma dívida (contrato)

 

 

A Fig. 5 mostra como pesquisar o contrato que deverá ser portado. Selecione o “SERVIÇO”, em seguida preencha os campos necessários para achar o contrato procurado. Para a pesquisa digite o numero da “ADE” ou a “MATRICULA” ou “CPF” do servidor, em seguida pesquisar, ou cancelar a pesquisa.

 

                                                                                                                                    Fig. 5

 

5.3.       Portando e confirmando a portabilidade

 

 

A pesquisa lhe trará todos os contratos com os dados correspondentes ao que você pesquisou como mostra Fig. 6. Então, selecione apenas um contrato que deseja portar, através do ícone  e confirme a portabilidade.

                                                                                                                                    Fig. 6

Obs.: Cada órgão trabalha com um determinado parâmetro para a portabilidade de seus contratos podendo somente ser portado com uma determinada quantidade de parcelas pagas ou um percentual do contrato pago. Se o contrato não puder ser portado, a tela exibirá uma mensagem de alerta, como mostra Fig. 7:

                                                                                          Fig. 7

 

 

 

5.4.       Efetuando a Portabilidade e agregando margem.

 

 

A nova tela apresentará as informações do contrato original na Fig. 8 no primeiro quadro apresenta a “INFORMAÇÕES DO SERVIDOR” no segundo quadro apresenta as “INFORMAÇÕES DO CONTRATO ORIGINAL” e no terceiro quadro apresenta os campos onde deverão ser preenchidas com os dados do novo contrato, se a portabilidade for autorizada. Confirme após preencher os campos.

Obs.: Do lado direito apresenta a “MARGEM DISPONIVEL DO SERVIDOR”.

                                                                                                                                    Fig. 8

 

Depois que a portabilidade for aceita, a tela informará o novo número de ADE para o contrato (Fig. 9). Então, deverá aguardar que a consignatária que teve o contrato intencionado confirme a sua solicitação de portabilidade. Não é necessário fazer mais nada até que a portabilidade seja aceita pela consignatária intencionada.

 

                                                                                                Fig. 9

 

                   Observamos que o saldo de margem disponível que o servidor tinha era de 2.000,00.

 

 

 

5.5.       Visualizando a portabilidade.

 

 

 

Depois que sua consignatária tiver lançado a portabilidade, uma pendência aparecerá na tela inicial da consignatária detenta informando que existe uma pendência. Clique em “VISUALIZAR”. Como mostra Fig. 10.

 

                                                                                                                                    Fig. 10

                     Após acessar basta selecionar o ícone  através do botão “Ir Para”, para acompanhar o andamento da esteira. Como mostra Fig. 11.

 

                                                                                                                                    Fig. 11

 

 

5.6.       Confirmando a Portabilidade.

 

 

A tela seguinte permite que você possa visualizar os detalhes do contrato, cancelar a portabilidade e efetuar o refinanciamento (caso você não esteja de acordo com portabilidade desse contrato) ou confirmar a portabilidade. A Fig. 12 demonstra:

 

 

                                                                                                                                    Fig. 12

É na opção de “visualizar” através do ícone  que você poderá ver o histórico do contrato.

 

 

Para confirmar a portabilidade basta selecionar o ícone  através do botão “Confirmar Portabilidade” para dar andamento no contrato.

 

Ao confirmar a portabilidade a tela informará a mensagem de alerta se “Deseja realmente confirmar a portabilidade”. (Fig. 13). Então, uma pendência ira surgir na tela inicial da consignatária que esta intencionando a portabilidade para que seja deferida.

 

                                                                                                                                    Fig. 13

 

 

 

 

 

 

5.7.       Deferindo a Portabilidade.

 

 

Depois que sua consignatária tiver confirmado a portabilidade, uma pendência aparecerá na tela inicial da consignatária detenta informando que existe uma pendência. Clique em “VISUALIZAR”. Como mostra Fig. 10. e Fig. 11.

 

Depois de realizar o procedimento anterior, a tela abaixo irá aparecer. Nela você deverá clicar sobre o ícone  “DEFERIR”, para que as transações da portabilidade sejam efetivadas no sistema. Uma pequena tela de confirmação irá surgir (Fig. 14). Clique em “OK” se estiver de acordo. E a transação estará finalizada e completa. Nesse caso como fizemos uma portabilidade agrendo uma margem o sistema já gera automaticamente a Pré-reserva da margem residual efetuada.

 

                                                                                                                                    Fig. 14

 

                                                                                                                                    Fig. 15

                                                                                                                                    Fig. 16

 

 

5.8.       Confirmando a margem Residual.

 

 

Depois que sua consignatária tiver deferido a portabilidade, uma pendência aparecerá na tela inicial da consignatária informando que existe uma pendência de uma margem residual para ser deferida. Clique em “VISUALIZAR”. Como mostra na Fig. 17 e Fig. 18.

 

                                                                                                                                    Fig. 17

         Após acessar basta selecionar o ícone  através do botão “Ação”, para deferir a Pré-reserva da margem. Como mostra Fig. 14.

 

 

Depois de realizar o procedimento anterior, a tela abaixo irá aparecer. Nela você deverá confirmar para que a margem seja efetivada no sistema. Uma pequena tela de confirmação irá surgir (Fig. 16). Clique em “OK” se estiver de acordo. E a transação estará finalizada e completa. Conforme Fig. 17.

 

                                                                                                                                       Fig.18

 

                                                                                                                                      Fig. 19

                                                                                                                 Fig. 20

 

 

Entendendo o conceito da margem residual

 

O saldo de margem do Servidor agora e 1.750,00.

Devido termos efetuado a portabilidade e a margem residual.

Parcela contrato Portabilidade = 900,00

Parcela novo contrato Portabilidade = 850,00

O saldo de margem portabilidade = 50,00

Saldo de margem do servidor = 2.000,00

Saldo de margem + saldo margem portabilidade (2.000,00 + 50,00 = 2.050,00)

Parcela margem residual = 300,00

Parcela margem residual – saldo margem (300,00 – 2050,00 = 1.750,00)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5.9.       Efetuando a portabilidade sem agregar a margem

           

Para intencionar uma portabilidade repita os passos do tópico 7.1 desde manual.

 

A nova tela apresentará as informações do contrato original na Fig. 21 no primeiro quadro apresenta a “INFORMAÇÕES DO SERVIDOR” no segundo quadro apresenta as “INFORMAÇÕES DO CONTRATO ORIGINAL” e no terceiro quadro apresenta os campos onde deverão ser preenchidas com os dados do novo contrato, se a portabilidade for autorizada. Confirme após preencher os campos, conforme Fig. 18. Para que não seja efetivada uma pré-reserva de margem, basta preencher os campos em destaque da mesma maneira.

Obs.: Do lado direito apresenta a “MARGEM DISPONIVEL DO SERVIDOR”.

 

                                                                                                                 Fig. 21

 

Depois de realizar o procedimento anterior, repita os passos a partir do tópico 7.5 desde manual e estando de acordo com a portabilidade a transação estará finalizada e completa.

 

5.10.   Efetuando o refinanciamento do contrato.

 

Para intencionar uma portabilidade repita os passos a partir do tópico 7.1 desde manual.

 

A tela seguinte permite que você possa visualizar os detalhes do contrato, cancelar a portabilidade e efetuar o refinanciamento (caso você não esteja de acordo com portabilidade desse contrato) ou confirmar a portabilidade. A Fig. 22 demonstra:

 

                                                                                                                                    Fig. 22

                                                                                                                                   

                     Para refinanciar o contrato que esta em portabilidade basta selecionar o ícone  através do botão “Solicitar Refinanciamento” para dar andamento no contrato. Ao solicitar o refinanciamento do contrato automaticamente à portabilidade do contrato e cancelada.

 

Depois de realizar o procedimento anterior, a tela abaixo irá aparecer. Nela você deverá preencher com os dados do refinanciamento do contrato para seja efetivada no sistema. Uma pequena tela de confirmação irá surgir. Clique em “OK” se estiver de acordo. E a transação do refinanciamento estará pronta para que seja deferida e efetivada. Conforme Fig. 23.

 

 

                                                                                                                                      Fig. 23

                                   

                                                                                                                             Fig. 24

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5.11.   Confirmando e finalizando o refinanciamento.

 

 

 

Para acessar a página de confirmação do refinanciamento. Vá até a guia “OPERACIONAL”, escolha “CONFIRMAR REFINANCIAMENTO”, como mostra a Fig. 25.

 

                                               

 

                                                                                                                                       Fig. 26

 

Depois de realizar o procedimento anterior, a tela abaixo irá aparecer. Nela você deverá preencher os campos necessários para achar o contrato procurado. Para a pesquisa digite o numero da “ADE” ou a “MATRICULA” ou “CPF” do servidor, em seguida pesquisar, ou cancelar a pesquisa.

 

                                                                                               

                                                                                    Fig. 27           

 

 

 

Depois de realizar o procedimento anterior, a tela abaixo irá aparecer. Nela você deverá confirmar os dados do refinanciamento do contrato para seja efetivado no sistema.

                     Basta selecionar o ícone  através do botão “Ação”, para deferir o refinanciamento do contrato. Como mostra Fig. 28.

 

 

                                                                                                                                    Fig. 28

 

A nova tela apresentará as informações do novo contrato Fig. 25, preencha o campo “VALOR LIQUIDO LIBERADO PARA O CLIENTE” e confirme sua ação sobre o botão “CONFIRMAR”. E a transação do refinanciamento estará deferida e efetivada.

 

 

 

                                                                                                                                    Fig. 29

 

 

 

 

15.     Consultando margem consignável do servidor

 

                   Para consultar a margem do servidor, depois de ter selecionado um órgão especifico, deve-se inicialmente ir até a guia superior “OPERACIONAL” e selecionar “CONSULTA DE MARGEM”, como mostra a Fig. 4:

Fig. 4

 

Na próxima tela Fig. 5 é possível pesquisar um servidor (do órgão escolhido na página inicial) para podermos visualizar a sua margem consignável disponível. Selecione o tipo de serviço, em seguida preencha um dos campos com a informação do servidor. O tipo de pesquisa e parametrizável podendo ser preenchimento apenas um campo ou os dois ao mesmo tempo. Parametrização definida pelo Órgão.

 

 

                                                                                                Fig. 5

 

Depois que os campos forem corretamente preenchidos, a tela seguinte irá mostrar a margem consignável separada por serviço disponível para aquele servidor e algumas outras informações. Se clicarmos em “reservar margem”, o sistema apresentará a tela para que a margem do servidor seja reservada para uma consignação, como será mostrado com mais detalhes no tópico 8.

                                                                                                                           Fig. 6

Também podemos observar a variação da margem dos meses anteriores.

                     Para isso basta selecionar o ícone  através dos “Detalhes da Margem”, para visualizar a variação da margem dos meses anteriores. Como figura abaixo.

 

 

                                                                                                                                                                     Fig. 7

 

                                                                                               

16.     Reservando a margem consignável do servidor

 

 

 

Para acessar a parte do sistema que permite à consignatária a reservar a margem consignável do servidor, deve-se, após escolher um órgão específico, acessar a guia superior “OPERACIONAL” e em seguida clicar em “RESERVAR MARGEM”, como na Fig. 8. Outro caminho alternativo é clicando em “RESERVAR MARGEM” após pesquisar a margem disponível do servidor, como mostra a Fig. 6 deste documento.

 

Fig. 8

 

Selecione o tipo de serviço, em seguida preencha um dos campos com a informação do servidor. O tipo de pesquisa e parametrizável podendo ser preenchimento apenas um campo ou os dois ao mesmo tempo. Parametrização definida pelo Órgão.

 

                                                                                 Fig. 9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A próxima tela Fig. 9 nos permite reservar um valor igual ou inferior à margem consignável disponível para o servidor. Junto desse valor (que será o valor das prestações) deve-se ser informada a quantidade de prestações do futuro contrato de consignação (a quantidade de prestações máximas é determinada pelo órgão). Escolha o correspondente. Também nessa tela, deve-se informar a conta para depósito do valor liberado e o valor liberado em si. Em seguida, clique em “CONFIRMAR” para concluir a operação. A tela também apresenta a “MARGEM DISPONIVEL” do Servidor.

 

Fig. 10

 

Uma pequena tela irá surgir depois que a reserva for confirmada, como na Fig. 11. Essa tela informa o número do contrato (ADE). Mas, nesse momento, o que foi realizado foi apenas uma RESERVA da margem do servidor. A sua consignatária terá um determinado prazo para confirmar a Desconto, para que ela se torne efetivamente um contrato deferido e ativo, como mostrará o tópico 4 deste documento.

 

                                                                                                          Fig. 11

17.     Confirmando uma reserva de margem

 

 

 

Para acessar a parte do sistema responsável pela confirmação da reserva de margem, vá ate a guia “OPERACIONAL” (na página inicial do sistema, depois de selecionar um órgão) e selecione “CONFIRMAR RESERVA/RENEGOCIAÇÃO”, como na Fig. 12.

 

 

Fig. 12

 

 

 

 

 

Na tela seguinte, selecione a opção “RESERVA DE MARGEM” (em nosso caso, essa é a opção que deve ser escolhida para consultar reservas de margens para confirma-las). Preencha os campos necessários e pesquise como na Fig. 13.

 

 

Fig. 13

 

 

 

A seguinte tela irá aparecer como na Fig. 13. Confira os dados da tela e clique sobre o ícone  da coluna “AÇÃO” para seguir para a próxima página referente à confirmação dessa reserva.

 

 

Fig. 14

 

 

A Fig. 15 mostra o último processo de confirmação da reserva de margem. Depois de confirmado, a reserva da margem se tornará um contrato de consignação deferido.

 

Fig. 15

 

                                                                                                Fig. 16

 

 

 

 

 

18.     Cancelando uma reserva de margem

 

 

 

Para que uma reserva de margem seja cancelada, ela não pode ter sido “CONFIRMADA” (como mostra a Fig. 13). Ela tem que está na situação de “AGUARDANDO CONFIRMAÇÃO DE RESERVA/RENEGOCIAÇÃO”. Para acessar a página de cancelamento de reserva de margem, vá à guia superior “OPERACIONAL” e clique em “CANCELAR RESERVA MARGEM”, como a Fig. 17.

 

 

 

 

 

 

Fig. 17

 

 

 

 

 

 

 

 

Na tela seguinte, como na Fig. 17, digite os dados necessários para pesquisar a reserva de margem a qual deseja cancelar.

 

 

                                                                                                Fig. 18

 

 

 

 

Depois que a pesquisa for concluída com sucesso, selecione a reserva de margem que gostaria de cancelar e clique em “CONFIRMAR”, como mostra a Fig. 18. Depois dessa operação, a reserva de margem é excluída e a margem do servidor (no valor que foi reservado) volta a ficar liberada.

 

Fig. 19

 

                                                                                  Fig. 20

 

                                                                                                Fig. 21

 

 

 

 

19.     Pendências para reservas de margens e Bloqueio da Consignatária

 

 

 

Cada reserva de margem consignável feita por uma consignatária irá gerar um aviso na tela inicial da consignatária, depois que ela selecionar o órgão. Procure sempre resolver as pendências o mais rápido possível. Em alguns casos, pendências não resolvidas podem acarretar o Bloqueio do sistema para a consignatária envolvida.

 

 

Fig. 22

 

 

 

 

 

 

 

20.     Suspender consignações

 

 

 

Para acessar o módulo de suspensão de consignações, vá até a guia “OPERACIONAL” (após ter selecionado um órgão) e clique em “SUSPENDER CONSIGNAÇÃO”, como Fig. 7.

 

Fig. 7

 

 

Em seguida, na próxima tela, preencha os campos necessários para procurar pelas consignações que você desejar. Preencha o campo “NÚMERO ADE” com a ADE do contrato procurado, ou preencha os campos “CPF” e “MATRICULA” com os dados do servidor relacionado por aquele contrato.

 

                                                                                                Fig. 8

 

 

 

A próxima tela, como mostra a Fig. 9, listará as consignações referentes aos dados que foram utilizados na pesquisa. Nessa tela é possível escolher uma ou mais consignações para serem suspensas ao mesmo tempo, assim como indicar o número do processo e uma observação para aquele caso. Selecione os contratos através do ícone . Confirme suas ações no botão “CONFIRMAR”.

 

Fig. 9

 

                                                                                    Fig. 10

 

                                                                                                            Fig. 11

21.     Reativar Consignações

 

 

 

Para acessar o módulo de reativação de consignações, vá até a guia “OPERACIONAL” (após ter selecionado um órgão) e clique em “REATIVAR CONSIGNAÇÃO”, como Fig. 12.

 

                                                                                                                                    Fig. 12

 

 

 

 

Em seguida, na próxima tela, preencha os campos necessários para procurar pelas consignações que você desejar. Preencha o campo “NÚMERO ADE” com a ADE do contrato procurado, ou preencha os campos “CPF” e “MATRICULA” com os dados do servidor relacionado por aquele contrato.

 

                                                                                  Fig. 13

 

 

 

A próxima tela, como mostra a Fig. 14, listará as consignações referentes aos dados que foram utilizados na pesquisa. Nessa tela é possível escolher uma ou mais consignações para serem reativadas ao mesmo tempo. Selecione os contratos os contratos através do ícone . Confirme suas ações no botão “CONFIRMAR”.

 

Fig. 14

 

                                                                                   Fig. 15

 

                                                                                                Fig. 16

 

22.     Cancelar Consignação.

 

 

Para acessar o módulo de cancelamento de consignações, vá até a guia “OPERACIONAL” (após ter selecionado um órgão) e clique em “CANCELAR CONSIGNAÇÕES”, como Fig. 17.

 

 

Fig. 17

 

 

 

Em seguida, na próxima tela, preencha os campos necessários para procurar pelas consignações que você desejar. Preencha o campo “NÚMERO ADE” com a ADE do contrato procurado, ou preencha os campos “CPF” e “MATRICULA” com os dados do servidor relacionado por aquele contrato.

 

                                                                                 Fig. 18

 

A próxima tela, como mostra a Fig. 19, listará as consignações referentes aos dados que foram utilizados na pesquisa. Nessa tela é possível escolher apenas uma consignação por vez para ser cancelada. Selecione o contrato através do ícone . Confirme suas ações no botão “CONFIRMAR”.

 

 

Fig. 19

 

 

 

 

Atenção: Consignações canceladas não podem ser recuperadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

23.     Ajuda On-Line

 

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